Cuidados a ter com os contratos de viagem.

Cuidados a ter com os contratos de viagem.

Cuidados a ter com os contratos de viagem.

Cuidados a ter com os contratos de viagem.

  • APM VIAGENS

  • 3 minute read

Na hora de comprar aquela viagem que tanto se deseja, já só pensamos no dia de arrancar em direção ao destino escolhido. Deixar as preocupações para trás, desligar do mundo e usufruir daquele momento, quer seja para diversão, cultura ou o merecido descanso.

Chegado o dia, mas é que nem pensar que algo não corra pelo melhor! Ninguém merece …

Por isso, é de extrema importância que possamos dedicar uns minutinhos a ler com atenção as condições do contrato de viagem. Sim aquelas letrinhas pequenas e chatas que em caso de necessidade, estar bem informado pode fazer toda a diferença para que um eventual problema não se transforme num pesadelo.

lista de cuidados a ter com os contratos de viagem:

1. Leitura Detalhada:

Leia atentamente todo o contrato antes de o assinar ou de responder que leu, concorda e aceita as condições previstas. Preste atenção a todas as cláusulas, incluindo cancelamentos e reembolsos.

2. Verificação de Informações:

Confirme se todos os dados pessoais e informações da viagem estão corretos (datas, destinos, nomes do ou dos passageiros, nome do hotel e regime alimentar contratado).

3. Política de Cancelamento:

Entenda a política de cancelamento e alteração. Saiba quais são as penalizações em caso de mudanças. Em caso de dúvida, consulte o agente com quem irá contratar a viagem.

4. Cobertura de Seguro:

Verifique se o preço apresentado inclui algum tipo de seguro de viagem e quais riscos previstos na apólice (valores cobertos em caso de assistência médica no destino). No caso de pacotes de viagem organizada, ou desde que estejam incluídos pelo menos dois serviços de viagem, tais como transporte e alojamento, é obrigatório a inclusão de um seguro de viagem. Lembre-se que em caso de necessidade de assistência médica, é o próprio cliente que deverá contactar a seguradora e acionar a sua apólice. Caso não acione a sua apólice, a seguradora poderá não considerar quaisquer despesas que eventualmente já tenha tido com a assistência médica, transporte ou outras. Aconselhe-se com o seu agente de viagens sobre a eventual necessidade de efetuar outro seguro em que a apólice ofereça melhores condições.

5. Condições de Pagamento:

Fique ciente das condições de pagamento, como prazos, parcelas e formas de pagamento aceitas.

6. Responsabilidade do Fornecedor:

Leia as cláusulas sobre a responsabilidade do fornecedor em caso de problemas ou imprevistos.

7. Direitos do Consumidor:

Informe-se sobre os seus direitos como consumidor e os órgãos que podem ser acionados em caso de problemas.

8. Documentação Necessária:

Verifique a documentação necessária para a viagem (vistos, passaportes, etc.) e quem é responsável por obtê-los. O seu agente de viagens poderá auxiliar na indicação de toda a documentação necessária. No entanto, todos os cidadãos são responsáveis por possuir e fazer-se acompanhar do devido documento de identificação necessário.

9. Contatos de Emergência:

Guarde todos os contatos de emergência e informações sobre como se comunicar com a agência de viagens ou com a seguradora em caso de problemas durante a viagem.

10. Cláusulas Especiais:

Preste atenção a cláusulas específicas que podem afetar a sua viagem, como restrições relacionadas a saúde ou segurança. Informe o seu agente de viagens sobre eventuais necessidades específicas, para que este possa comunicar essas necessidades a todos os prestadores dos serviços que irá usufruir.

Ao seguir esses cuidados, pode minimizar riscos e garantir uma viagem mais tranquila.